• Deixe a vela queimar até formar uma "piscina" completa de cera na primeira queima

    '

    Na primeira vez que acender a vela, deixe queimar até que toda a superfície da cera derreta de ponta a ponta do recipiente (isso pode levar de 1 a 2 horas, dependendo do tamanho).

    🔹 Por quê? Isso evita a formação de "túneis", onde a cera derrete só no centro, desperdiçando o restante nas laterais. Essa dica aumenta muito a durabilidade da vela.

  • Mantenha o pavio sempre aparado (aproximadamente 0,5 cm)

    '

    Antes de cada uso, corte o pavio para manter cerca de 5 mm de altura.

    🔹 Por quê? Um pavio muito longo gera uma chama instável, com excesso de fuligem e queima mais rápida da cera. Pavio curto = chama estável e queima mais lenta e limpa.

  • Evite correntes de ar e mantenha a vela em superfícies planas

    '

    Acenda a vela em locais longe de vento (como janelas abertas ou ventiladores) e em superfícies niveladas.

    🔹 Por quê? Correntes de ar fazem a chama dançar, o que causa queima desigual e acelera o consumo da cera. Em uma superfície reta, a cera derrete de forma mais uniforme e eficiente.

  • Não deixe a vela acesa sem supervisão

    '

    Nunca saia do ambiente deixando a vela acesa, nem durma com ela queimando.

    🔸 Como evitar acidentes? Sempre apague a vela ao sair ou antes de dormir. Velas são lindas e relaxantes, mas o fogo precisa de atenção constante.

  • Não acenda a vela perto de objetos inflamáveis

    '
    Evite deixar a vela próxima de cortinas, livros, papéis, plantas secas, tecidos ou sprays. E retire qualquer objeto que possa pegar fogo de perto da chama.

    🔸 Como evitar acidentes? Posicione a vela em uma superfície firme, longe de qualquer item que possa pegar fogo, e com espaço livre ao redor e acima dela.



  • Não deixe queimar até o fim da vela (menos de 1 cm de cera), e por mais de 3 horas seguidas

    '
    Acender a vela até que não reste quase nada de cera pode aquecer demais o fundo do recipiente e causar trincas ou até quebrar o vidro.

    Deixar a vela acesa por muitas horas pode ocasionar de todo o recipiente pegar fogo, causando graves acidentes.

    🔸 Como evitar acidentes? Quando restar cerca de 1 cm de cera, é hora de substituir ou reaproveitar a vela (por exemplo, derretendo o restinho em um queimador de essências).